Relatório Específico para Intervenção
em Emergências com Produtos Perigosos.
Em
recente pesquisa com relação a emissão de relatórios técnicos para avaliação de
ocorrências envolvendo Substâncias e/ou Produtos Perigosos, encontrei anexos
específicos para o atendimento destas situações, estes modelos foram traduzidos
e adaptados do “Sistema Nacional de
Relatórios de Ocorrências de Incêndio (NFIRS)” usado por “Corpos de Bombeiros Americanos desde 1974”.
O NFIRS analisa informações a respeitos da prevenção e controle de incêndios
nos EUA.
Este
sistema faz parte da Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (FEMA),
notadamente, para a Divisão de finanças, este relatório subsidia a aquisição de
equipamentos para os bombeiros, e fornece informações precisas sobre cada
ocorrência registrada, entre outras funções. As unidades do Corpo de Bombeiros
Voluntários do EUA também podem acessar este programa para contribuir de forma
significativa nas regiões onde não há presença dos bombeiros militares.
As
14 mil unidades dos Corpos de Bombeiros, nos 42 Estados Americanos (44 % do
total) notificam, via sistema web, seus atendimentos de incêndio. Este sistema
usa um softer licenciado pelo governo
americano (US Fire Administration),
que também faz auditorias para conferência e consistência dos dados
transmitidos pelo sistema. Os relatórios anuais são publicados a respeito dos resultados
das auditorias para aperfeiçoamento da ferramenta NFIRS.
As
informações analisadas pelo sistema, apresentada em forma de anuário
estatístico comentado, podem fornecer perfis na natureza dos incêndios, media
de feridos e óbitos a áreas destas ocorrências. Os dados podem responder a
algumas questões básicas tais como:
- Número de ocorrências
nos domingos, segundas-feiras, etc.?
- Número de ocorrências
a cada hora do dia ou mês do ano?
- Qual a média do tempo
de resposta para as ocorrências?
- Quantas vezes o mesmo
posto de bombeiros atendeu a média das ocorrências na área?
A
outra razão para estudar e analisar dados de ocorrências de bombeiros é
melhorar os recursos de atendimento as emergências, identificar treinamentos
necessários, diminuir o tempo de resposta às ocorrências e rever as normas e
procedimentos operacionais.
O NFIRS 7 (janela e/ou página) é
específico para ocorrências ou acidentes com produtos perigosos.
O documento original pode ser visto no anexo 1 deste trabalho. O guia de
referência rápida é o manual de preenchimento dos relatórios, descreve o que
deve ser preenchido em cada campo e traz todas as tabelas do sistema.
Comentários do NFIRS 7
Todos
os dados mais relevantes são inseridos em campos alfa-numéricos, preenchidos a
partir de consultas a listas de dados disponíveis no manual de preenchimento.
Os campos do NFIRS 7 são:
- A
– Identificação: cidade, data, posto de bombeiros, nº. da chamada, codificação
mudança de estado físico ou remoção de produto perigoso;
- B
– Identificação do produto perigoso: Nº. da ONU, nº. do risco, Registro
CAS, Nome Químico;
- C1
– Tipo de container; C2 – Peso
estimado do container; C3 –
Unidade de capacidade volumétrica: onças, galões, barris, litros, pés
cúbicos, metros cúbicos; capacidade de peso: onças, libras, gramas,
quilogramas;
- D1
– Quantidade estimada vazada;
- D2
- Unidade de capacidade volumétrica: onças, galões, barris, litros, pés
cúbicos, metros cúbicos; capacidade de peso: onças, libras, gramas,
quilogramas;
- E1
– Estado físico quanto vazado: sólido, líquido gasoso, indeterminado;
- E2
– Vazado para (nome da localidade ou ambiente);
- F1-
Vazado de: abaixo da fase ou grau; 1- dentro da instalação estrutural; 2-
fora da instalação estrutural;
- F2
– Densidade populacional: 1- Urbana; 2 – Suburbana e 3 – Rural;
- G1
– Área afetada: anotar medidas 1 – pés quadrados; 2- quarteirões; 3 –
milhas quadradas;
- G2
– Área de remoção dos usuários: zero 1 – pés quadrados; 2- quarteirões; 3
– milhas quadradas;
- G3
– Número estimado de pessoas retiradas do local afetado;
- G4
– Número estimado de prédios com ocupantes retirados: anotar o número;
- H
– Ação tática no AEPP adotada: primeira, segunda e terceira ação adotadas;
- I
– Se houve incêndio ou explosão envolvidos, qual ocorreu primeiro? 1-
Ignição 2 – Vazamento 3 – Indeterminado;
- J
– Causa do vazamento: 1 – intencional; 2- vazamento não-intensional; 3-
falha de container/ frenagem; 4- ato da natureza; 5 – causa sob
investigação; U- causa indeterminada após investigação;
- K
– Fatores que contribuíram para os vazamentos: relacionar três fatores;
- L
– Fatores que afetaram ou impediram a mitigação da ocorrência: relacionar
três fatores;
- M
– Equipamentos envolvidos no vazamento: Nenhum; codificar o recurso; ano,
marca, modelo e número de série;
- N
– Propriedade móvel envolvida no vazamento: Nenhum; tipo da propriedade
móvel; marca, nº. da placa e licenciamento; número do MOPE na CNH;
- O-
Disposição final de resíduos: 1- feito somente pelo CB; 2- feito pelo
serviço de água e esgoto; 3- manejado pela regional da prefeitura; 4-
manejado pela prefeitura; 5- manejado pelo governo estadual; 6 – manejado
pelo governo federal; 7 – manejado por agencia não-governamental; 8-
manejado pelo proprietário ou gerente do produto;
- P
– Vítimas civis resultantes dos efeitos dos produtos: nº. de óbitos e nº.
feridos.
O
NFIRS é resultado das exigências legais e normativas, cuja
notificação do acidente envolvendo produtos perigosos deve iniciar pelo
embarcador, transportador e armazenador aos órgãos de governo ligado a proteção
ambiental. Esse banco de dados funciona de forma integrada com as demais
unidades do governo norte americano. O FBI, CIA, NSA, SERVIÇO SECRETO AMERICANO
também podem acessar este programa para consultas se for o caso em questão.
A
folha inicial de notificação de acidentes com produtos perigosos, que a
legislação definiu para os EUA, contém itens mínimos que são necessários para
conhecimento do evento e eventual tomada de decisão frente aos riscos
ambientais listados no formulário, tais como:
- Há derramamento,
incêndio ou escape gasoso perigoso?
- Qual o nome do
produto?
- Quais as condições do
tempo e temperatura? Faz sol? Está chovendo?
- Como é a geografia do
terreno?
- O que está em risco?
A população? Propriedade? Meio ambiente?
- Quais recursos são
necessários e poderiam estar disponíveis para minimizar o evento?
- Qual a primeira
providência operacional que as equipes de resposta devem adotar?
Finalmente,
o poluidor ou responsável pela comunicação do acidente notifica o Centro
Nacional de Desastres (NRC); autoridade ambiental do condado; Agência Ambiental
Federal, Policiamento e Defesa Civil Estadual Americana. E os demais órgão
governamentais que podem auxiliar para sanar a emergência naquele momento, de
acordo com o nível de criticidade que a situação requer.
Os
dados da notificação e outros dados entendidos como fundamentais para coleta e
análise da situação foram traduzidos e adaptados ao cenário do Estado de São
Paulo para ser preenchidos por equipes de bombeiros especializadas em AEPP,
motivo pelo qual foi elaborado comentários sobre cada campo do atual SDO-4, a fim de aperfeiçoar e
atualizar seu emprego para situações futuras.

[1]
Section 304 of the Superfund Amendments and Reauthorization Act (SARA, Title
III); Section 103 of the Comprehensive Environmental Response Compensation and
Liability Act (CERCA); 40 CRF part 110 discharge of oil and part 112 oil
pollution prevention.
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