TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E O DEPARTAMENTO DE RECURSOS
HUMANOS
O Técnico de Segurança do Trabalho e o Departamento de Recursos
Humanos têm uma relação e/ou ligação de interdependência entre si, isso é um
fato. E são mutuamente os responsáveis por promover de forma sistêmica as
polimíticas voltadas para a promoção da segurança e saúde no ambiente de
trabalho. Enquanto o TST está sobre a égide da Lei n.º Lei
n.º 7.410 de 27 de novembro de 1985, que foi regulamentada também pelo Decreto n.º
92.530, de 9 de abril de 1986, é responsável
pela gestão técnica dos riscos ocupacionais na empresa, o RH atua
na gestão de pessoas e na implementação de políticas e programas que contribuam
para a criação de cultura e da filosofia de segurança institucional de empresa
e/ou organização.
PROCESSO DE SIMBIOSE ENTRE O TÉCNICO DE SEGURANÇA DO
TRABALHO E O DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA:
Esse termo SIMBIOSE,
que é proveniente dos étimos gregos sym (junto de) e bios (vida),
foi originariamente empregado e/ou utilizado de forma consistente pelas
ciências biológicas para designar uma relação funcional estreita, harmônica e
produtiva entre dois organismos, os quais interagem de modo ativo visando ao
proveito mútuo. Após essa breve explanação, segue abaixo algumas das funções que
ambos atuam de forma direta e indireta:
- Análise e Avaliação
de Riscos: O TST identifica,
analisa, mensura e avalia os riscos presentes no ambiente de trabalho, e
juntamente com os demais profissionais do SESMT, de forma conjunta, desenvolve
suas atividades elaborando planos de mitigação, prevenção e controle deste
tais riscos.
- Elaboração e
Implementação de Normas e Procedimentos: O TST cria e
implementa as normas e procedimentos de segurança, garantindo que sejam
seguidos por todos os colaboradores, e departamento de RH também atua
conjuntamente nessa função, quando ocorre uma TRANSGRESSÃO DISCIPLINAR por
parte do trabalhador, que não quer acatar as diretrizes de segurança do
trabalho, exemplo: recusa no uso correto dos EPI’S ou quebra de protocolo
de segurança estabelecidos pela empresa.
- Treinamento e
Conscientização: O TST promove os
treinamentos com base na identificação dos riscos ocupacionais, e promove
as campanhas de conscientização sobre segurança do trabalho,
visando a cultura de segurança e a prevenção de acidentes do trabalho.
- Investigação de
Acidentes: O TST analisa e investiga
os acidentes de trabalho, identificando a(s) causa(s) raiz, e propõem as medidas corretivas e preventivas para caso
concreto.
- Gestão de EPIs
(Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção
Coletiva): O TST faz o pedido, acompanha
o processo de compra, recebimento, armazenamento, distribuição e correta
utilização, manutenção e controle destes ativos na empresa, garantindo que
estejam adequados e em bom estado uso de conservação.
- Implantação de
Programas de Bem-Estar: O departamento
de RH e o TST desenvolvem e implementam os programas de bem-estar que
visam a prevenção de doenças ocupacionais, e a promoção da saúde dos
colaboradores, contribuindo para a segurança no ambiente de trabalho.
- Comunicação e
Treinamento: O departamento de RH
apoia, e fornece as condições favoráveis e necessárias para que o TST possa
atuar também no processo de comunicação institucional, e nos treinamentos
obrigatórios sobre da área de segurança do trabalho, garantindo que todos
os colaboradores estejam capacitados, e plenamente cientes dos riscos e dos
procedimentos e/ou protocolos de segurança a serem seguidos.
- Acompanhamento e
Monitoramento: O RH acompanha e
monitora a implementação das políticas e procedimentos de segurança,
garantindo que sejam seguidos por todos.
RELAÇÃO ENTRE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E DEPARTAMENTO
DE RECURSOS HUMANOS:
A colaboração entre o TST e o RH é UM FATOR ESSENCIAL
para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. O TST fornece a
expertise técnica, enquanto o RH contribui com a gestão de pessoas e a cultura
de segurança. Juntos, eles podem implementar programas e políticas
eficazes que reduzem acidentes, melhoram a qualidade de vida dos colaboradores
e aumentam a produtividade da empresa. E o “Técnico de Segurança do Trabalho”
tem como principal função garantir a segurança e saúde dos trabalhadores no
ambiente laboral, através da identificação, mitigação, mensuração e controle
dos RISCOS OCUPACIONAIS, além de trabalhar de forma ostensiva na
prevenção de acidentes de trabalho, planeja e coordena as AÇÕES CORRETIVAS
para tratamento de NÃO CONFORMIDADES, e executa exaustivamente a atividade
e/ou função mediador e/ou embaixador, e também, de forma expressa é um AGENTE
DA LEI, porém sem o poder de polícia, pois atua também para haver o efetivo cumprimento das normas
regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). A
primeira vista pode parecer fácil, porém não é, pois, entre outras atividades,
esse profissional que atua na prevenção, atua na função de Bombeiro Civil, pois
constantemente vive apagando incêndios e evitando possíveis explosões. E no
nosso cotidiano atuamos GERENCIAMENTO DE CRISES, sempre tentando manter
a paz, apaziguando os CONFLITOS e costurando ACORDOS para que
todos os processos possam caminhar na mesma direção, e diminuindo a
probabilidades de fracasso e/ou perdas, com base nas necessidades coletiva dos
trabalhadores com relação direta e indireta com o fator saúde e segurança.
PRINCIPAIS
FUNÇÕES:
- Identificar e avaliar
riscos:
Analisar o ambiente de trabalho para identificar
possíveis perigos e riscos para a saúde e segurança dos trabalhadores.
- Prevenir acidentes:
Implementar medidas de mitigação, prevenção e controle
para evitar a materialização de acidentes de trabalho, e das doenças
profissionais e/ou ocupacionais, com base na Lei n.º 8.213/1991 do INSS,
entre outros problemas de saúde relacionados ao trabalho.
- Orientar e capacitar
trabalhadores:
Informar e capacitar (treinar) os funcionários
sobre os riscos existentes, procedimentos de segurança e uso correto dos
equipamentos de proteção individual (EPI).
- Realizar inspeções e
auditorias:
Avaliar o cumprimento das normas de segurança e
identificar áreas que precisam de melhorias.
- Elaborar e
implementar programas de segurança:
Desenvolver e executar programas de segurança que visam
reduzir acidentes e melhorar as condições de trabalho.
- Articular com órgãos
competentes:
Manter contato com órgãos reguladores, como o Ministério
do Trabalho e Emprego, e outras entidades relacionadas à segurança do trabalho.
- Promover a cultura de
segurança:
Incentivar uma cultura de segurança na empresa, onde
todos os funcionários estejam conscientes dos riscos e das práticas de
segurança.
Em resumo, a função e/ou atividade de Técnico de Segurança
do Trabalho tem um papel crucial na prevenção de acidentes e na promoção de
um ambiente de trabalho salutar e seguro (saudável para todos os envolvidos no
processo produtivo). E a multiplicidade de tarefas, e a interdisciplinaridade de
conhecimento e interligação com outras áreas do saber (administração, engenharia,
magistério, direito, saúde, ciências contábeis, gestão e processos e das relações
humanas, entre outras) é crucial para que toda a engrenagem possa se mover e
funcionar de forma sincronizada e harmoniosa.
André Luiz Padilha Ferreira: graduado para atuar como Tecnólogo em Gestão de Segurança
Privada (Gestor) e Analista de Riscos Empresarias e Corporativos pela Faculdade
de Tecnologia da Amazônia (FAZ), Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico de
Meio Ambiente, Técnico em Transações Imobiliárias e Técnico em Comércio com
certificação emitida pela Sectet – Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia
que coordena os Cursos Técnicos na Rede de Escolas Técnicas do Estado do Pará,
e com MBA em Formação de Consultores em Gestão de recursos Humanos pela
Faculdade da Amazônia (FAAM), e atualmente pós-graduando no Curso de Formação
de Professores do Ensino Superior, com ênfase em Educação Profissional e
Tecnológica (DocenEPT) na instituição Federal de Ciência e Tecnologia do
Estado do Pará (IFPA). Com habilitação e registro para ministrar treinamentos
de Formação e Reciclagem de Brigada de Incêndio, atualmente sou Professor e/ou
Instrutor no Curso de Formação de Bombeiro Civil e no Curso de Formação de
Vigilantes, com expertise na área de gerenciamento de segurança patrimonial com
ênfase em elaboração de diagnóstico situacional para empresas e condomínios
verticais e horizontais, e em licitações e contratos administrativos.
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