Os acidentes de trabalho são multifatoriais, resultando
da combinação de fatores pessoais e do ambiente de trabalho. Fatores
como falta de atenção, desatenção, não uso de equipamentos de proteção
individual (EPIs), negligência e ambiente inseguro contribuem para a
ocorrência de acidentes.
Fatores Pessoais:
- Falta de atenção: pressa, distrações (celular, conversas), e
brincadeiras no ambiente de trabalho levam a erros e acidentes.
- Negligência: Desconsiderar normas de segurança, usar
equipamentos de forma incorreta ou não os utilizar, e não seguir
procedimentos de segurança são exemplos de negligência.
- Falta de treinamento: insuficiência de conhecimento sobre os riscos
e procedimentos de segurança.
- Cansaço e estresse: fadiga, jornadas excessivas e falta de
descanso reduzem a atenção e aumentam a probabilidade de acidentes.
- Uso de drogas ou
álcool: A deterioração
da capacidade de reação e julgamento aumenta os riscos.
- Excesso de confiança: acreditar que se pode "escapar" de
riscos sem seguir as regras.
- Monotonia: A repetição de tarefas e falta de estímulo
podem levar à diminuição da atenção.
- Sobrecarga de
informações: dificuldade em
processar e entender informações relevantes.
- Comportamento
inseguro: atos perigosos
que violam as normas de segurança.
Fatores do Ambiente de Trabalho:
- Ambiente inseguro: condições físicas precárias (iluminação
inadequada, arranjo inadequado, etc.).
- Máquinas e
equipamentos em mau estado: ausência de manutenção, uso inadequado ou defeituosos.
- Falta de sinalização: ausência de placas e outros avisos de
segurança.
- Exposição a agentes
nocivos: ruído,
substâncias químicas, etc.
- Erros de design: instrumentos de leitura inadequados, comandos
confusos, etc.
- Processos lentos ou
muito rápidos: ritmo de
trabalho incompatível com as capacidades do trabalhador.
- Falta de organização: postos de trabalho desorganizados e
desordenados.
- Sobrecarga de
trabalho: longas jornadas, pressão para cumprir prazos e falta de descanso.
- Ausência de cultura
de segurança: falta de
valorização da segurança como prioridade na empresa.
- Novo ambiente ou
processo e/ou mudança de Layout: Dificuldade
em se adaptar a novas situações, especialmente se não há treinamento ou
informações adequadas.
Se VOCÊ, Técnico de Segurança do Trabalho não quer e/ou
deseja estes transtornos em seu local de trabalho e/ou para a empresa, certo?
Então veja agora as 5 principais causas de acidentes de trabalho e descubra
como evitá-las!
Uso inadequado do EPI
Por lei, toda empresa que presta serviços na área
industrial precisa fornecer EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) aos
colaboradores. Estes equipamentos devem ser adequados e cumprir as exigências
essenciais de segurança. Os equipamentos mais requisitados são botas e calçados
especiais, óculos, luvas, cintos e capacetes de proteção. Eles são os melhores
recursos para proteger a sua equipe. No entanto, o uso precisa ser correto e
constante. Ou seja, além de fornecer os equipamentos, você deve instruir seus
colaboradores sobre como utilizá-los. Há mais um ponto muito importante: estes
equipamentos precisam ser de qualidade. Caso contrário, a proteção não será
eficiente e poderá causar ferimentos ao colaborador.
Falta de fiscalização
De nada adianta oferecer equipamentos de qualidade se não
houver fiscalização. É por isso que todo trabalho deve ser avaliado e
monitorado, seja pelo próprio empregador ou por um técnico de segurança do
trabalho. Tendo colaboradores instruídos e equipados, a fiscalização serve para
garantir que a utilização dos equipamentos está correta e que demais fatores,
como o ambiente e as ferramentas, estejam em boas condições para trabalho.
Ambiente de trabalho inseguro
Serviços industriais, portuários, de limpeza e até mesmo comerciais podem
apresentar diversos riscos ocupacionais. Espaços confinados, trabalhos nas
alturas, atividades de mergulho: estas operações precisam ser planejadas
para ter o mínimo de perigo possível. É por isso que os programas de prevenção
são essenciais! Eles são a sua melhor ferramenta para avaliar os riscos e
investir em medidas para reduzi-los. Entre as principais medidas de segurança
recomendadas nestes programas, estão o treinamento contínuo das equipes, o
fornecimento de equipamentos e materiais adequados e o cumprimento das normas
regulamentadoras.
Além disso, é importante agendar vistorias periódicas nos
ambientes de trabalho, afim de reduzir a insalubridade e prevenir os acidentes
de trabalho.
Exposição a materiais e/ou substâncias tóxica e/ou perigosas
O índice de acidentes aumenta consideravelmente para colaboradores que
trabalham com materiais perigosos, como produtos inflamáveis, químicos,
contaminantes, entre outros. Nestas atividades, as chances de queimaduras e
intoxicações devem ser minimizadas ao máximo. O que nos leva a reforçar,
novamente, a importância do fornecimento de EPIs. Os acidentes também podem ser
causados por ferramentas de trabalho, como lâminas e materiais pesados. As
lesões podem ser variadas, como cortes, fraturas, lacerações e concussões.
Neste caso, as lesões também são causas pela falta de treinamento do colaborador
e de manutenção dos instrumentos utilizados.
Invista na capacitação da sua equipe, seja para ensinar
sobre a utilização dos materiais ou sobre a manipulação e uso dos equipamentos
de proteção. Essa atitude é primordial para um trabalho mais seguro.
Cansaço, estresse e sobrecarga no trabalho
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é uma condição que
afeta 70% dos brasileiros. O trabalho, inclusive, pode ser uma das principais
causas de estresse na população. Por isso, é muito importante evitar a
sobrecarga emocional aos membros da sua empresa. Jornadas de trabalho
exaustivas levam o trabalhador a ficar mais cansado e desatento, o que pode ser
um grande risco para sua saúde física e mental.
É importante ressaltar que os acidentes de trabalho são
raramente causados por um único fator. Geralmente, há uma combinação de
fatores pessoais e do ambiente que contribuem para a ocorrência do
acidente. A prevenção de acidentes de trabalho requer a adoção de medidas
que visam corrigir tanto os fatores pessoais como os do ambiente de trabalho.
At.te
André Luiz Padilha Ferreira.
Técnico de Segurança do Trabalho & Meio Ambiente.
E-mail: consultorpadilha@gmail.com
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