sábado, 28 de junho de 2025

ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO DE PESSOAS NAS EMPRESAS. PROCESSO ESTRATÉGICO.



 

A estrutura da gestão de pessoas é processo estratégico e único, com peculiaridades que devem ser observadas pelos gestores, e envolve a organização, planejamento, execução e correção pontual das não conformidades que vão surgindo ao longo do tempo, esse processo perpassa pelas atividades inerentes e das funções dentro do setor de RH - Recursos Humanos, visando alinhar as estratégias da empresa com o desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores. Isso inclui atrair, selecionar, integrar, desenvolver e reter os  talentos, além de promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo (salutar). 

COMPONENTES ESSENCIAIS DA ESTRUTURA DA GESTÃO DE PESSOAS

Atração, Seleção  e retenção de talentos: processos para identificar e atrair candidatos qualificados, incluindo recrutamento, seleção e integração dos colaboradores com base na cultura e no clima organizacional no âmbito interno das organizações e/ou empresas. Plano de cargos, salários e benefícios compatíveis com o mercado de trabalho.  

Desenvolvimento e Treinamento: para Chiavenato o treinamento é um processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada para desenvolver conhecimentos, habilidades e promover atitudes (proatividade) entre colaboradores, visando atender objetivos organizacionais. O desenvolvimento, por sua vez, é um processo mais amplo e de longo prazo, que visa o aperfeiçoamento contínuo das competências e potencialidades dos indivíduos, preparando-os para desafios futuros. Esses programas ajudam na aprimoração das “habilidades e competências organizacionais dos colaboradores”, promovendo o crescimento profissional. 

Gestão do Desempenho: a gestão de desempenho é um processo contínuo e sistemático que visa melhorar o desempenho dos colaboradores e, consequentemente, o desempenho da empresa na totalidade. Envolve a definição de metas claras, a avaliação regular do desempenho, o fornecimento de feedback e o desenvolvimento de planos de ação para otimizar a performance individual e coletiva, alinhando os objetivos dos funcionários com as metas estratégicas da organização. Essa avaliação deve ser regular do desempenho dos colaboradores, fornecendo feedback e identificando áreas de melhoria. 

Remuneração e Benefícios: políticas de remuneração justas e corretas, que sejam competitivas, sem discriminações e ou envolvimento politicos partidários para todos, além de benefícios atraentes para motivar e reter talentos. Tudo isso alinhado mantem a empresa em crescimento contínuo e competitiva no mercado.   

Comunicação e Engajamento: canais de comunicação eficazes e programas para promover o engajamento e a participação dos colaboradores. 

Clima Organizacional: planejamento, organização dos processos críticos, e os planos de ações para criar e manter um ambiente de trabalho positivo, com foco na colaboração, respeito e confiança. 

Cultura Organizacional: alinhamento das práticas de gestão de pessoas com os valores e cultura da empresa. Uma cultura organizacional forte e positiva traz diversas vantagens, como aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional, maior retenção de talentos e fortalecimento da imagem da empresa. Uma cultura bem definida também facilita a tomada de decisões, a comunicação interna e a adaptação a mudanças. 

Liderança: desenvolvimento de líderes capazes de motivar e engajar suas equipes, também faz parte integrante dos processos de qualificação (T&D) para escolher os líderes. A liderança é crucial para o sucesso de qualquer tipo de atividade econômica e/ou negócio, pois influencia diretamente a cultura da empresa, a motivação dos colaboradores e, consequentemente, os resultados alcançados. Um líder eficaz deve inspirar, motivar e direcionar a equipe, além de adaptar-se às mudanças do mercado e promover um ambiente de trabalho positivo. 

PILARES DA GESTÃO DE PESSOAS

Motivação e Engajamento: manter os colaboradores motivados e engajados com o trabalho e a empresa. 

Comunicação Institucional - Clara e Transparente: facilitar a comunicação aberta e eficaz em todos os níveis da organização. 

Trabalho em Equipe: promover a colaboração e o trabalho em equipe para alcançar os objetivos organizacionais. 

Desenvolvimento de Habilidades e Competências Organizacionais dos Colaoradores: investir no desenvolvimento das habilidades e competências dos colaboradores é um gasto necessário, é um insvestimento a médio e longo prazo dentro das organizações. 

Feedback Contínuo: fornecer feedback regular e construtivo para ajudar os colaboradores a crescerem profissionalmente. 

Reconhecimento e Recompensa: reconhecer e recompensar o bom desempenho dos colaboradores. 

BENEFÍCIOS DA BOA GESTÃO DE PESSOAS

Aumento da produtividade e eficiência da equipe.

Redução do turnover e retenção de talentos.

Melhora do clima organizacional e da satisfação dos colaboradores.

Fortalecimento da cultura organizacional.

Alinhamento dos objetivos individuais com os objetivos da empresa.

Melhora da imagem e reputação da empresa. 

Ao estruturar os processo de gestão de pessoas de forma estratégica, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, atrair e reter talentos, além de alcançar seus objetivos organizacionais. 

 

At.te

 

André Luiz Padilha Ferreira.

Técnico de Segurança do Trabalho & Meio Ambiente.

Assessor & Consultor Técnico.

E-mail: consultorpadilha@gmail.com

Instagram: https://www.instagram.com/padilhatecsegdotrabalho/

 

 

 


 

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Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Técnico de Segurança do Trabalho (Bombeiro Civil), Analista de Segurança em Riscos Empresariais e Corporativos, Graduado a nível de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada com Pós-Graduação em Recursos Humanos.

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