Etarismo, também conhecido como idadismo ou ageísmo, é o preconceito e a discriminação baseados na idade de uma pessoa. Isso significa que pessoas são tratadas de forma desfavorável, ou mesmo injusta, devido à sua idade, seja por estereótipos negativos, seja por ações discriminatórias.
Mais detalhes sobre etarismo:
Preconceito e discriminação: etarismo envolve ter opiniões negativas e ações discriminatórias contra indivíduos de acordo com sua idade.
Estereótipos: pessoas de certas faixas etárias são frequentemente alvo de estereótipos negativos, como a ideia de que idosos são fracos, ou que jovens são imprudentes.
Discriminação em diversas áreas: esse tipo de visão denominada de etarismo pode se manifestar em áreas como emprego, saúde, educação e até mesmo na vida social.
Efeitos negativos: o etarismo pode ter consequências negativas para a saúde mental, social e econômica das pessoas afetadas.
Importância da conscientização: é importante conscientizar sobre o etarismo e promover a inclusão e o respeito por todas as faixas etárias.
At.te
André Luiz Padilha Ferreira.
Técnico de Segurança do Trabalho & Meio Ambiente.
E-mail: consultorpadilha@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário