quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR.

A) POR QUE O ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR É IMPORTANTE?

Por que a maioria das pessoas em alguma circunstancia da vida passaram por uma situação de emergência ou urgência médica. É melhor saber usas as técnicas de primeiros socorros e não precisar deles, do que precisar deles e não saber como aplica-las corretamente. 

B) O QUE É ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ?

São os cuidados imediatos prestados a uma pessoa ferida ou que acometida de um mal (doença) súbito. Consiste em fornecer ajuda temporária até a chegada de ajuda médica competente, se necessário, ou até que seja assegurada uma chance de recuperação sem atendimento médico. Quando corretamente aplicado os primeiros socorros podem significar a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa.

C) MATERIAS BÁSICOS O KIT PARA ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR.


EQUIPAMENTOS
QUANT. MÍNIMA
Band- aidas (1”x3”)
20
Bandagens triangulares (36-40” x 36”-40 x 52-56”)
04
Tampões oculares estéreis (21/8” x 25/8”)
02
Tampões de gaze estéreis (4” x 4”)
06
Tampões estéreis não aderentes (3” x 4”)
06
Tampões estéreis para trauma (5” x 9”)
02
Tampão estéril para trauma (8” x 10”)
01
Rolo de gaze portátil (2” de largura)
03 rolos
Rolo de gaze estéril (4,5” de largura)
03 rolos
Esparadrapo à prova de água (1 x 45 m)
02 rolos
Esparadrapo poroso (2 x 5” yd)
01 rolo
Rolo de bandagem elástica (4” e 6”)
01 cada
Lençóis anti-sépticos embalados individualmente
10
Pomada antibiótica (embalagem individual)
06
Luvas descartáveis (vários tamanhos)
02 pares de cada
Dispositivo boca – máscara (uma mascará facial equipada com válvula unidirecional ou uma máscara facial descartável  
01
Bolsas instantâneas frias descartáveis
02
Bolsa plástica lacrávél (tamanho: um quarto)
02
Talas maleáveis acolchoadas (4” x 36”)
01
Coberto de emergência
01
Tesouras (vários tamanhos)
01 de cada
Pinças (vários tamanhos)
01 de cada
Saco para descarte de lixo biológico  (13 Lts)
02
Lista com números de telefones de emergência
01 atualizada
Mini-lanterna e pilhas
01


OBS 1 – Sempre manter a lista de telefones de emergência atualizada e observar a data de válida dos medicamentos.

D) LEGISLAÇÃO E PRIMEIROS SOCORROS.

Estatuto do Bom Samaritano – o estatuto em questão encoraja os indivíduos a ajudarem deforma voluntária uma pessoa ferida ou que é acometida de uma doença súbita, minimizando a responsabilidade a responsabilidade por erros cometidos durante o atendimento de emergência prestado de boa fé. Mesmo que a legislação varie de estado para estado à proteção ao bom samaritano geralmente se aplica apenas quando o emergêncista:
·       Está agindo durante uma emergência;
·       Está agindo de boa fé, o que significa que ele tem boas intenções;
·       Está agindo sem remuneração;
·       Não é culpado por má conduta intencional ou evidente negligência para com a vitima (desviando-se intencionalmente das diretrizes médicas estabelecidas)
O estatuto do “Bom Samaritano” não substitui os primeiros socorros competentes ou aplicados dentro do escopo do treinamento.

E) DEVER DE AGIR.

O dever de agir requer que o individuo legalmente habilitado preste socorro imediato a uma vítima. Ninguém é obrigado a prestar os primeiros socorros quando não um dever legal. O dever de agir se aplica em algumas ocasiões:
·       Quando o emprego exigir – quando determinado pelo empregador (cipistas/cipeiros, brigadista, bombeiro civil), quando existir uma situação de emergência que necessite de primeiros socorros. Podemos citar outros profissionais que tem o dever de agir nestas ocasiões: Médicos, enfermeiros, policiais e bombeiros, guardas florestais, professores, salva-vidas e bombeiro civil.
 
·       Quando há uma responsabilidade pré-existente – você pode ter uma responsabilidade pré-existente com outras pessoas que o torna responsável por elas. Por exemplo: um pai deve prestar socorro ao filho em caso de acidentes, e um motorista de ônibus pelos seus passageiros, os inspetores se segurança patrimonial de ronda com seus subordinados direto, que são os vigilantes etc.

·       Consentimento – um socorrista deve obter o consentimento (permissão) da vítima, antes de iniciar os procedimentos de primeiros socorros. A vítima pode fornecer este procedimento de forma verbal ou apenas com o balançar de cabeça (consentimento expresso).

1 - Sempre verbalize com a vítima, informando que treinado em primeiros socorros e o que você pretende fazer para ajuda - lá naquele momento.
2 – Quando à vítima não estiver reagindo (inerte), for um adulto mentalmente incapaz ou uma criança portadora de necessidades especiais, cujos pais não estejam presentes no momento, o emergêncista deve presumir que o consentimento é implícito. Isso presume que os pais ou responsáveis gostariam que o atendimento fosse prestado.
     
·             Abandono – uma vez iniciado os procedimentos de primeiros socorros o emergêncista não pode deixar a vítima até que a ajuda médica especializada chegue ao local. Deixar a vítima sem ajuda ou interromper os procedimentos de primeiros socorros configura ABANDONO.

·       Negligência – ocorre quando à vítima sofre danos porque o atendimento prestado no momento da emergência não foram adequados e fora dos padrões estabelecidos para uma pessoa que recebeu o treinamento de primeiros socorros. Negligência envolve o seguinte:

- Ter o dever de agir, mais não agir ou agir de forma incorreta / ineficiente;
- Causar danos ou lesões quando poderia ter evitado.



















Neste caso abaixo segue um simples exercício de fixação para verificar o quanto foi absorvido de informação, é um exercício rápido e simples.

AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 1.

1)    Vc está dirigindo devagar procurando um número de uma residência desconhecida. Vc parou para perguntar e visualizou uma pessoa caída no interior da residência onde realizou uma parada rápida para pedir informações. Não há ninguém por perto para pedir ajuda. Ela esta caída ao pé da escada, imóvel, e vendo pelo vidro da janela percebe que a pessoa esta com a tonalidade da pele meio azulada.

INSTRUÇÕES: Marque com um X na alternativa SIM se vc concordar com a afirmação ou  marque com um X na alternativa NÃO se vc não concordar com a afirmação.


PERGUNTAS
SIM
NÃO
Vc deve parar para ajudar está pessoa


Vc tem o consentimento explicito para ajudar esta pessoa caída no pé da escada?


Se esta pessoa não responde às tapinhas no ombro e não responde as suas perguntas “A senhora esta bem”? “Qual o seu nome?”. Vc pode deixa – lá e presumir que outra pessoa mais capacitada ou membro da família vai chegar para ajuda - lá. 


Vc decide ficar e ajudar à senhora. Sem examina – lá vc rapidamente estica a perna da vítima, o que subitamente faz com o osso se projete através da pele. Isso aumenta a chance de processo judicial.   









AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 2.

INSTRUÇÕES: marque com um X na alternativa SIM se vc concordar com a afirmação ou marque com X na alternativa NÃO se vc não concordar com a afirmação.


PERGUNTA
SIM
NÃO
Como uma ambulância pode chegar dentro de minutos na maioria dos locais, a maioria das pessoas não precisa aprender os primeiros socorros.


A aplicação dos primeiros socorros deforma correta pode significar a vida ou morte para uma vítima.


Durante sua vida, vc provavelmente  irá enfrentar muitas situações de emergência, envolvendo risco à vida.


Todas as vítimas feridas necessariamente necessitam de primeiros socorros.


Antes de prestar os primeiros socorros vc deve obter o consentimento de uma vítima adulta, alerta e capaz.


Se vc se depara com uma situação de emergência, ao abordar um adulto ferido e perguntar se vc pode prestar os primeiros socorros e obtém um “NÃO” como resposta. Vc pode ignorar a resposta da vítima e começar os primeiros socorros.


O estatuto do Bom Samaritano oferece um certo grau de proteção para o emergêncista que agem de boa fé e sem remuneração.


Quando um empregador fornece treinamento e depois designa aquele trabalhador para atuar como emergêncista dentro do seu local de trabalho o mesmo é obrigado a prestar os primeiros socorros em casos de acidentes no interior da empresa


Vc pode prestar os primeiros socorros a qualquer pessoa ferida ou acometida por doença súbita que encontrar. 




André Luiz Padilha Ferreira.
Gestor de Segurança Privada.
MBA em Recursos Humanos.
Bombeiro Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Técnico de Segurança do Trabalho (Bombeiro Civil), Analista de Segurança em Riscos Empresariais e Corporativos, Graduado a nível de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada com Pós-Graduação em Recursos Humanos.

Colaboradores & Seguidores