quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PLANO DE SEGURANÇA BANCÁRIO.



Documento exigido pelo Departamento de Policia Federal/MJ a todas as instituições financeiras sejam de cunho público, privado e/ou sociedade de economia mista, onde haja guarda e movimentação de numerários.

FINALIDADE DO PLANO DE SEGURANÇA BANCÁRIO:

Este documento detalha em por menores a instalação e a localização do Sistema de Segurança do local, neste documento deve ter obrigatoriamente 03 tipos de dispositivos de segurança implementados e funcionando perfeitamente. Sendo que é exigido a presença do profissional da área de Segurança Privada (vigilante armado) e sistema de alarmes eficientes, a interposição de medidas de controle de acesso e barreiras perimetrais podem e devem ser acrescentadas de forma progressiva.

COMPOSIÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA:

Equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagem funcionando de forma ininterrupta no local;
Cabina blindada para proteção do vigilante armado;

Artefatos que venham a retardar a ação criminosa, tais como: PGDM – Porta Giratória Detectora de Metais, equipamentos de retardo instalado na fechadura do cofre da unidade bancaria.




Foto: Escudos e Anteparos Blindados.


Os Escudos e Anteparos Blindados foram projetados para uso em ambientes corporativos ou bancários, cumprindo sua função na segurança do local de forma discreta e eficiente. Por ser móvel, este produto apresenta grande versatilidade para posicionamento estratégico na proteção do ambiente a que se destina como elemento de defesa ou suporte a outros núcleos de segurança. Com visão privilegiada ao vigilante e banco ajustável, os Escudos e Anteparos Blindados.


 Foto: Sistema de CFTV Digital.


Foto: Porta Detectora de Metais - PGDM em Bancos.


DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA POLÍCIA FEDERAL PARA APROVAÇÃO DO PLANO DE SEGUURANÇA BANCÁRIA:

Primeiro Plano de Segurança Bancário ou renovação com as devidas alterações em caso de acréscimo ou diminuição dos elementos que constituem o Sistema de Segurança da unidade bancaria;
Descrição da quantidade e do posicionamento de cada elemento que constituem o Sistema de Segurança do local;
Projeto de construção, instalação e manutenção do Sistema de Segurança Eletrônico da unidade bancaria, este projeto deve ser elaborado e desenvolvido por profissional legalmente habilitado e qualificado para tal função, e a empresa também deve estar regularmente credenciada no DPF/MJ, além de emitir a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica;
Descrição do efetivo de vigilantes armados que compõem o sistema de segurança e sua localização exata no perímetro protegido;
Cópia autenticada em cartório do Certificado de Funcionamento e Contrato com a Empresa de Segurança Especializada também devidamente regularizada no DPF/MJ e/ou Alvará de Funcionamento para aquelas empresas que possuem segurança orgânica (própria);
Descrição detalhada de toda a extensão da área física da unidade bancaria;
Comprovante bancário de pagamento da taxa de vistoria de estabelecimentos financeiros através da GRU – Guia de Recolhimento da União.

Observação Importante:
Em caso de redução de algum dos itens tidos como obrigatórios por Lei Federal e especifica para o caso em questão. Essa redução deverá ser precedida de uma breve e sucinta explicação justificando a redução no Sistema de Segurança do Plano de Segurança Bancário.


Atenciosamente,

André Padilha.
MBA na Área de Recursos de Humanos.
Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada.
Analista de Riscos em Segurança Empresarial e Corporativa.
Instrutor do Curso de Formação de Vigilante.


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Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Técnico de Segurança do Trabalho (Bombeiro Civil), Analista de Segurança em Riscos Empresariais e Corporativos, Graduado a nível de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada com Pós-Graduação em Recursos Humanos.

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