Documento
exigido pelo Departamento de Policia Federal/MJ a todas as instituições
financeiras sejam de cunho público, privado e/ou sociedade de economia mista,
onde haja guarda e movimentação de numerários.
FINALIDADE DO PLANO DE SEGURANÇA
BANCÁRIO:
Este
documento detalha em por menores a instalação e a localização do Sistema de
Segurança do local, neste documento deve ter obrigatoriamente 03 tipos de
dispositivos de segurança implementados e funcionando perfeitamente. Sendo que
é exigido a presença do profissional da área de Segurança Privada (vigilante
armado) e sistema de alarmes eficientes, a interposição de medidas de controle
de acesso e barreiras perimetrais podem e devem ser acrescentadas de forma
progressiva.
COMPOSIÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA:
Equipamentos
elétricos, eletrônicos e de filmagem funcionando de forma ininterrupta no
local;
Cabina
blindada para proteção do vigilante armado;
Artefatos
que venham a retardar a ação criminosa, tais como: PGDM – Porta Giratória
Detectora de Metais, equipamentos de retardo instalado na fechadura do cofre da
unidade bancaria.
Foto: Escudos e Anteparos Blindados.
Os Escudos e Anteparos Blindados foram projetados para uso em ambientes corporativos ou bancários, cumprindo sua função na segurança do local de forma discreta e eficiente. Por ser móvel, este produto apresenta grande versatilidade para posicionamento estratégico na proteção do ambiente a que se destina como elemento de defesa ou suporte a outros núcleos de segurança. Com visão privilegiada ao vigilante e banco ajustável, os Escudos e Anteparos Blindados.
Foto: Sistema de CFTV Digital.
Foto: Porta Detectora de Metais - PGDM em Bancos.
DOCUMENTOS EXIGIDOS PELA POLÍCIA
FEDERAL PARA APROVAÇÃO DO PLANO DE SEGUURANÇA BANCÁRIA:
Primeiro
Plano de Segurança Bancário ou renovação com as devidas alterações em caso de
acréscimo ou diminuição dos elementos que constituem o Sistema de Segurança da
unidade bancaria;
Descrição
da quantidade e do posicionamento de cada elemento que constituem o Sistema de
Segurança do local;
Projeto
de construção, instalação e manutenção do Sistema de Segurança Eletrônico da
unidade bancaria, este projeto deve ser elaborado e desenvolvido por
profissional legalmente habilitado e qualificado para tal função, e a empresa
também deve estar regularmente credenciada no DPF/MJ, além de emitir a ART –
Anotação de Responsabilidade Técnica;
Descrição
do efetivo de vigilantes armados que compõem o sistema de segurança e sua
localização exata no perímetro protegido;
Cópia
autenticada em cartório do Certificado de Funcionamento e Contrato com a
Empresa de Segurança Especializada também devidamente regularizada no DPF/MJ
e/ou Alvará de Funcionamento para aquelas empresas que possuem segurança
orgânica (própria);
Descrição
detalhada de toda a extensão da área física da unidade bancaria;
Comprovante
bancário de pagamento da taxa de vistoria de estabelecimentos financeiros
através da GRU – Guia de Recolhimento da União.
Observação Importante:
Em
caso de redução de algum dos itens tidos como obrigatórios por Lei Federal e
especifica para o caso em questão. Essa redução deverá ser precedida de uma
breve e sucinta explicação justificando a redução no Sistema de Segurança do
Plano de Segurança Bancário.
Atenciosamente,
André Padilha.
MBA
na Área de Recursos de Humanos.
Tecnólogo
em Gestão de Segurança Privada.
Analista
de Riscos em Segurança Empresarial e Corporativa.
Instrutor
do Curso de Formação de Vigilante.
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