terça-feira, 16 de dezembro de 2014

UMA PONTA DE ESPERANÇA VERDE PARA BELÉM DO GRÃO PARÁ - CAPITAL DA AMAZÔNIA.




Um projeto deseja transformar a área do “Aero Club Brigadeiro Protásio” em novo Parque Ambiental para a sofrida capital paraense. Este projeto foi apresentado a mais de 20 anos pelo Sr. Nelson Chaves, quando o mesmo era Vereador em Belém, sendo que a área em questão atualmente pertence ao Ministério da Defesa (Aeronáutica), e tem um total de 52 hectares.



Foto da Torre de Comunicação ao Por do Sol do Antigo Aeroporto Júlio Cezar. Atualmente com a denominação de Aeroporto Brigadeiro Protásio.


A Prefeitura de Belém e o Governo do Estado estão tentando viabilizar este projeto pioneiro aqui em Belém do Pará com a ajuda da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Seção Pará), por meio de sua Comissão de Meio Ambiente Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/Seção Pará), e do então Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, o Sr. Nelson Chaves.


Foto do Aeroporto Brigadeiro Protásio visto pelo Google Earth, com o seus 52 hectares, localizados entre os Bairros da Pedreira e Sacramenta.

Está árdua batalha está em discursão e pode trazer aos Belenenses uma série de vantagens:

Abertura de uma ou mais vias para desafogar o trânsito nesta localização;
Transformação dessa área em uma grande vertente voltada para o lazer da população (restaurantes, lanchonetes  e equipamentos para lazer e diversão da população);

Transformação do meio ambiente local por meio de um Projeto de Recuperação e Revitalização do Verde, dando a Belém do Pará, a Metrópole da Amazônia um novo pulmão, como na atualidade já acontece com o Bosque Rodrigues Alves, que tem somente 15 hectares, que é administrado pela Prefeitura de Belém.


Foto do Bosque Rodrigues Alves (Avenida Almirante Barroso) vista pelo Programa Google Maps, com 15 Hectares de área verde no Centro de Belém (Bairro da Pedreira).



Esta possibilidade de aprovação deste projeto pode anunciar a criação de uma área verde útil e que vá influenciar diretamente na qualidade de vida do povo belenense, como já existe em São Paulo, com o Parque Ibirapuera.


As negociações estão andando a passos largos com o Ministério da Defesa, porém tudo no Brasil é movimentada por meio de acordos políticos, cada um cedendo um pouco para ganhar lá na frente.

Foto Visão área do Aeroporto Brigadeiro Protássio, aproximação para pouso.


Para que possa ser materializada essa permuta de terreno ou mesmo uma doação dessa área federal como já aconteceu em outras ocasiões, estão engajadas todas as esferas do Poder Público, em suas diferentes esferas, que são: Prefeitura de Belém, Governo do Estado do Pará, Ministério da Defesa, e a Presidência da República.


Exemplos já existem e podem ser visualizadas pela nossa população, que são, a nova localização do Comando Geral da Polícia Militar, sito na Avenida Almirante Barroso quase de esquina com a Rua Dr. Freitas (Bairro da Pedreira) e o novo endereço do prédio do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, localizado atualmente na Júlio Cézar com Pedro Alvares Cabral (Bairro da Sacramenta).

Foto:acidente com monomorto que caiu as proximidades do Quartel do Corpo de Bombeiros Militar (Pará). O Avião foi deslocado para o quartel para a perícia por parte dos Militares da Aeronautica. 


Se este pacto se concretizar Belém do Pará sentira um grande impacto no ponto que tange a “Impermeabilização do Solo” e da "Segurança Aérea" em via de grande circulação e residências. Belém do Pará hoje é uma cidade que é uma verdadeira ilha de concreto e asfalto por todos os lados.


Reconhecido o mérito da ideia do Sr. Nelson Chaves (TCU), já houve uma Audiência Pública orientada pela OAB/Seção Pará para novamente renovar as expectativas sobre o assunto em pauta, e o Prefeito de Belém (Zenaldo Coutinho) se mostrou receptivo e motivado a se engajar nesta luta em prol da População de Belém do Pará. 





André Padilha.
MBA na Área de Recursos Humanos.
Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada
Analista de Riscos em Segurança Empresarial e Corporativos.
Técnico de Segurança do Trabalho & Bombeiro Civil.

Instrutor do Curso de Formação de Vigilantes autorizado pela Polícia Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Belém, Pará, Brazil
Técnico de Segurança do Trabalho (Bombeiro Civil), Analista de Segurança em Riscos Empresariais e Corporativos, Graduado a nível de Tecnólogo em Gestão de Segurança Privada com Pós-Graduação em Recursos Humanos.

Colaboradores & Seguidores