1) INTRODUÇÃO.
Ao
iniciar os seus trabalhos em uma nova empresa, para trabalhar ou mesmo, quando
solicitado pela chefia imediata um Diagnóstico Situacional sobre um determinado
setor ou processo de trabalho. O que fazer? Como fazer? De coletar informações?
E como agrupa-las de forma precisa?
É
necessário coletar informações sobre o ambiente de trabalho métodos e seus
processos internos para trabalhar e produzir de forma confortável.
2) ÉTICA
PROFISSIONAL.
É
importante ressaltar neste artigo que a ética
profissional é ponto de confiança entre ”CLIENTE
e o PROFISSIONAL CONTRATADO”. A situação financeira, métodos e processos,
meios tecnológicos e outros dados estão envolvidos neste trabalho. Por este
motivo existem responsabilidades civis e
criminais para serem aplicadas em caso
de fuga de informações sigilosas.
3) FINALIDADES.
Por intermédio de análises
de dados secundários e primários, sejam no ambiente interno ou externo, os
informes devem ser concentrados em um único documento que se chama “DIAGNÓSTICO(S) SITUACIONAI(S)”.
“Estas informações com
valor agregado podem propiciar e até mesmo influenciar de forma direta os
gestores das organizações e/ou empresas na tomada de decisão final”.
Até mesmos os gestores públicos, e também algumas ONG`S (Organizações Não Governamentais)
terem subsídios concretos e palpáveis para a tomada de decisões sobre assuntos
estratégicos entre outras finalidades (investimentos, políticas e programas e
etc.).
4) FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA O
PROCESSO DE DIAGNÓSTICO SITUACIONAL.
ASPECTOS
POSITIVOS
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ASPECTOS
NEGATIVOS
|
Visão
holística do processo organizacional;
|
Resistência
a mudanças;
|
Entendimento
do processo no qual está envolvido;
|
Processos
de gestão não éticos;
|
Objetividade
e senso crítico da situação avaliada;
|
Falta
de políticas institucionais;
|
Ordenação
cronológica dos fatos coletados;
|
Falta
de comprometimento dos envolvidos no processo;
|
Simplicidade
e coordenação contextual na narrativa do fato situacional.
|
Falta
de coesão contextual, não ordenação cronológica e linguagem técnica
excessiva.
|
5) FONTES DE INFORMAÇAO.
a)
HUMINT: É aquela coletada por meios dos Seres Humanos, relatos, depoimentos,
conversas e entrevistas diretas com o interlocutor do fato;
b)
IMINT: É aquela coletada pelos meios de comunicação
convencionais (todos os tipos de mídias impressas, mídias digitalizadas e
outros tipos de mídias);
c)
MASINT: É aquela coletada por meio da medida e análise de
eventos específicos, como exposições, feiras, congressos, entre outros
eventos de massa, servem para propagar uma marca, ideia central de um projeto,
ou mesmo, apresentação de Monografias e/ou Trabalhos de Conclusão de Curso
(TCC), Teses de Mestrado e Doutorado.
Historicamente,
a maior fonte de informações foi e é a HUMINT
(Seres Humanos), porém já há algum tempo a IMINT
e a MASINT também assumiram um
destaque significativo para se montar um Diagnóstico Situacional robusto de
informações. O Processo de Inteligência
Competitiva (IC) emprega este tipo de informes e/ou dados com frequência para o
refinamento e tratamento do valor as informações coletadas. E o resultado
final é a vantagem competitiva sobre os concorrentes comerciais.
6) CONSIDERAÇOES FINAIS.
A
importância de um Relatório Técnico ou mesmo de um Diagnóstico Situacional bem
robusto de informações concretas e palpáveis é de relatar com fidelidade a
realidade do momento dentro da organização.
Por
este motivo se deve (ética profissional) evitar omissões e/ou aplicar o famoso
protecionismo com alguém ou com algum departamento. Para se evitar injustiças.
Um Diagnóstico Situacional deve conter os seguintes requisitos básicos:
4.1)
Objetividade;
4.2)
Realista;
4.3)
Preciso e pontual ou factual na apresentação das informações, e;
4.4)
Imparcial.
Por
este motivo a ética profissional deve ser um fator de segurança para o cliente
que solicita o(s) serviço(s) e obrigatoriamente deve ter respaldo jurídico para
ambas as partes (contrato de prestação
de serviços com clausula de sigilo de informações).
7) INFORMAÇOES DO AUTOR:
FERREIRA. ANDRÉ LUIZ PADILHA.
MBA
em Recursos Humanos.
Tecnólogo
em Gestão de Segurança Privada.
Analista
de Segurança em Riscos em Segurança Empresarial e Corporativa.
Técnico
de Segurança do Trabalho (Curso em Andamento).
Função:
“Bombeiro Civil” com especialização em Segurança e Saúde em Serviços Realizados
em Altura – NR 35 & Emergêncista, Curso de Movimentação de Produtos
Perigosos (MOPP).
E-mail:
Blogs:
8) MODELO (S) DE DOCUMENTO PARA
PREENCHIMENTO:
LOGOMARCA
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ENDEREÇO DA EMPRESA
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CONTROLE DE PAGÍNAS
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Pagina 1 de 1
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CLASSIFICAÇAO DO
DOCUMENTO
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CONFIDENCENCIAL
/SIGILOSO
DOCUMENTOS COMUM A TODOS
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AUTOR DO DOCUMENTO
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A) HISTÓRICO DA ORGANIZAÇAO:
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DATA DE EMISSAO: _____ /
_______ / ______
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ASSINATURA DO EMISSOR:
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ASSINATURA DO RECEBEDOR:
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LOGOMARCA
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ENDEREÇO DA EMPRESA
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AUTOR DO DOCUMENTO
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B) DESCRIÇAO DOS METODOS E PROCESSOS:
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DATA DE EMISSAO: _____ /
_______ / ______
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ASSINATURA DO EMISSOR:
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ASSINATURA DO RECEBEDOR:
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LOGOMARCA
|
ENDEREÇO DA EMPRESA
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AUTOR DO DOCUMENTO
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C) DESCRIÇAO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
EMPREGADOS:
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DATA DE EMISSAO: _____ /
_______ / ______
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ASSINATURA DO EMISSOR:
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ASSINATURA DO RECEBEDOR:
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LOGOMARCA
|
ENDEREÇO DA EMPRESA
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AUTOR DO DOCUMENTO
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A) ANALISE E DESCRIÇAO DA SITUAÇAO (FATOS)
ENCONTRADOS NA EMPRESAS:
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DATA DE EMISSAO: _____ /
_______ / ______
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ASSINATURA DO EMISSOR:
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ASSINATURA DO RECEBEDOR:
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LOGOMARCA
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ENDEREÇO DA EMPRESA
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AUTOR DO DOCUMENTO
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D) SUGESTIONAMENTOS:
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DATA DE EMISSAO: _____ /
_______ / ______
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ASSINATURA DO EMISSOR:
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ASSINATURA DO RECEBEDOR:
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LOGOMARCA
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ENDEREÇO DA EMPRESA
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AUTOR DO DOCUMENTO
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E) CONSIDERAÇOES FINAIS:
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DATA DE EMISSAO: _____ /
_______ / ______
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ASSINATURA DO EMISSOR:
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ASSINATURA DO RECEBEDOR:
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